Aguarde...



Saúde Constante

SERVIÇOS

Oferecemos-lhe um serviço personalizado, com recurso às novas tecnologias, de forma a facilitar consultas e atos médicos, de acordo com as suas necessidades.

Identificamo-nos como uma entidade competente, no que toca a realização atempada do exame médico desportivo, bem como a avaliação exaustiva de cada atleta por parte dos nossos profissionais especializados, tendo em vista identificar possíveis patologias associadas à prática do desporto.

https://www.saudeconstante.pt/wp-content/uploads/2015/12/1.jpg


Exame de Aptidão Médico-Desportiva


Os exames médicos são fundamentais e imprescindíveis com vista a aferir a aptidão, ou não, dos praticantes de qualquer modalidade desportiva, permitindo detetar determinadas patologias ou situações, em qualquer grupo etário, e, assim, contribuir de forma significativa no que toca à prevenção da saúde do desportista/atleta, seja ele federado ou de lazer/não federado.
Consiste numa avaliação médica, sendo que, no que concerne ao desporto federado deve obedecer aos requisitos legais, e tem validade anual, de acordo com o Despacho n.º 11318/2009, publicado Diário da República, 2.ª série — N.º 89 — 8 de Maio de 2009. Deve ser realizado aquando da primeira inscrição e renovado no mês de nascimento.

O exame médico-desportivo para atletas federados é obrigatório por lei.

Dr. Igor Faria, Dra. Briolanja Falcão, Dr. Tiago Trindade


Emissão de Atestados Médicos


O atestado médico é emitido em casos de doença, quando legalmente seja solicitado, porém, pode, ainda, ser exigido por determinadas entidades públicas, nomeadamente para:

– Emissão/renovação da carta de condução;

– Uso e porte de arma e;

– Comprovação de robustez física.

Os atestados médicos podem ser solicitados a qualquer médico no exercício da sua actividade profissional.
Quando destinado à ”carta de condução” o atestado” é exigido pela entidade competente, sendo necessário que seja comprovado que o condutor se encontra apto para desempenhar todas as funções no exercício da condução.
Em qualquer das situações em que o atestado médico é exigível, o médico é o único profissional com competência para a sua emissão.

De salientar que, algumas entidades empresariais e/ou escolares, exigem a emissão de um atestado de robustez para o desempenho de algumas funções.

Dr. Igor Faria



https://www.saudeconstante.pt/wp-content/uploads/2015/12/2.jpg
https://www.saudeconstante.pt/wp-content/uploads/2015/12/3.jpg

Consultas de Nutrição


Na Consulta de Nutrição Desportiva, com o objetivo melhorar a saúde e performance do praticante (seja em contexto de lazer ou de competição), é promovida uma alimentação e hidratação adequadas, através de uma seleção apropriada em quantidade, qualidade e momento de ingestão. O melhor conjunto alimentar vai promover melhores adaptações ao estímulo do treino, diminuir o risco de lesão, ajudar a obter e manter valores de peso e composição corporal adequados (preservando sempre a massa muscular e óssea), modular a disponibilidade de substratos energéticos e contribuir para uma melhor recuperação após o exercício. Numa área onde há ainda valorização de muitos mitos, torna-se primordial: desmistificar, avaliar para melhorar e intervir de modo pertinente.

HB Espaço Nutrição – Dra. Hélia Barros


Consultas de Fisioterapia



A Fisioterapia é responsável por estudar, diagnosticar, prevenir e tratar disfunções físicas a vários níveis. Para tal, é necessário que haja uma compreensão cuidada de todas as estruturas e funções do corpo humano. Objetiva avaliar, tratar, minimizar, prevenir e curar os mais variados problemas, através da aplicação de procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas. Por vezes, poderá ter ainda um efeito analgésico.
A Fisioterapia presta serviços com a finalidade de melhorar o movimento e funcionalidade das mais variadas estruturas do corpo humano, promovendo a qualidade de vida, mesmo nas situações em que o movimento esteja comprometido e ameaçado pelo envelhecimento, por lesão, doença ou outros fatores.
A Fisioterapia interage com outros profissionais de saúde, de forma a promover a saúde do corpo humano, através de terapias manuais e em meios físicos e naturais.

Dr. Valter Pereira


https://www.saudeconstante.pt/wp-content/uploads/2015/12/4.jpg
https://www.saudeconstante.pt/wp-content/uploads/2015/12/5.jpg

Consultas de Acupuntura


Consiste na inserção indolor de agulhas finíssimas (de utilização única) em pontos específicos do corpo para tratamento de um grande número de patologias.
A acupuntura pode atuar em casos tais como dor (crónica e aguda), lesões articulares e musculares, fadiga crónica, fibromialgia, problemas da menstruação e da fertilidade, hipertensão arterial, hipercolesterolemia (colesterol alto), disfunções gástricas/intestinais, asma, rinite, sinusite, acne, urticária, eczema, psoríase, herpes zoster.

Prof. Rui Carvalho


Consultas de Medicina Geral e Familiar



A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade médica com uma formação mais abrangente, atendendo a todas as áreas de especialidade, a qual se dedica à prestação de cuidados de saúde primários, orientando, quando necessário, para outras especialidades médicas ou cirúrgicas, complementando assim o diagnóstico do paciente. Assim, a medicina geral e familiar é um pilar no apoio ao paciente e suas famílias, independentemente da faixa etária ou sexo, acompanhando-o regularmente a todos os níveis.
A Medicina Geral e Familiar tem um papel muito importante e de grande responsabilidade profissional para com o paciente, na medida em que atende a fatores físicos, sociais, psicológicos, culturais, tendo como base o contacto regular. Visa promover a saúde do paciente através, prevenindo patologias aos mais variados.

Dr. Igor Faria


https://www.saudeconstante.pt/wp-content/uploads/2015/12/6.jpg
https://www.saudeconstante.pt/wp-content/uploads/2015/12/7.jpg

Consultas de Quiropraxia / Quiroprática


A quiropraxia, também conhecida como quiroprática é uma terapia não convencional, regulamentada pela lei n.º 71/2013 e deriva da combinação de duas palavras gregas “cheir” e “praxis”, que significa “feito pela mão”.
A quiropraxia/quiroprática tem como base científica o conhecimento supremo do sistema nervoso em todos os aspetos e de que forma o mesmo afeta e influencia as funções do corpo humano. Assim, a quiropraxia/pratica analisa a relação entre o sistema nervoso e a coluna vertebral, trabalhando no sentido de a melhorar.
A quiropraxia/quiroprática, pode trazer alguns benefícios em casos de traumatismos físicos, uma vida profissional sedentária, má postura corporal, a prática de alguns desportos, o excesso de peso, bem como o stress.

Dr. Valter Pereira


Sessões de Ozonoterapia


Saiba o que o ozono pode fazer por si!
O ozono – O3 – é constituído por 3 moléculas de oxigénio, sendo a 3ª molécula altamente instável e com tendência a separar-se para se agregar a outras moléculas, o que permite, simultaneamente, elevados processos de oxigenação e de oxidação, valiosos no tratamento de uma enorme variedade de patologias.
O ozono possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, drenantes, oxigenantes, antioxidantes e anti-radicais livres, possibilitando a sua aplicação em tratamentos muito diversos, muito eficazes e muito relaxantes – OZONOTERAPIA.

Irene Dias


https://www.saudeconstante.pt/wp-content/uploads/2015/12/8.jpg
https://www.saudeconstante.pt/wp-content/uploads/2015/12/00-Saude-emocional-destaque.jpg

Consulta de Sáude Emocional


Médica especialista de Medicina Geral e Familiar, com mais de 35 anos de experiência promovendo hábitos para uma vida activa e saudável. Nas consultas de Saúde Emocional, os desportistas encontram a via mais eficaz para recuperar e cuidar da sua saúde.

Graças á sua abordagem holística, utiliza principalmente alterações comportamentais e técnicas de gestão emocional, evitando sempre que possível, toda a medicação desnecessária. Questões vinculadas a stress, ansiedade, tabagismo, álcool e sexualidade, são os impedimentos mais frequentes dos atletas atendidos.

Dra. Briolanja Falcão


Psicologia do Desporto, do Exercício e da Saúde


Mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são) … Porque não basta ter um corpo saudável, é preciso uma mente que o acompanhe. A Psicologia do desporto, do exercício e da saúde tem por base a psicologia positiva e por isso preocupa-se em desenvolver as potencialidades e capacidades de cada indivíduo.

A psicologia aplicada ao desporto destina-se à optimização do rendimento de um atleta através da intervenção psicológica e da definição de estratégias em áreas como o treino de habilidades mentais, definição de objectivos, recuperação psicológica de lesões desportivas, melhoria dos níveis de concentração e foco atencional, gestão da ansiedade, fortalecimento da autoconfiança, treino da tomada de decisão, consolidação da criatividade desportiva, entre outras.

A psicologia aplicada ao exercício e à saúde centra-se na importância das componentes psicológicas na adopção e na manutenção de comportamentos e estilos de vida saudáveis. O objectivo fundamental é a procura do bem-estar subjectivo através da melhoria da autoestima, do autoconceito, da autoconfiança e da motivação, e através do desenvolvimento da capacidade de resiliência e da autodeterminação.

“O corpo alcança o que a mente acredita!”

Dra. Joana Manuel Moreira – Psicóloga do Desporto


https://www.saudeconstante.pt/wp-content/uploads/2015/12/Psicologia-do-Desporto.jpg
logo-white-footer

Saúde Constante é um projeto abrangente, com especial enfoque para a prestação de serviços médicos em medicina desportiva, tanto a utentes particulares, como a entidades com as quais mantém acordos/parcerias,

Contactos

© 2016 VORTECH TODOS OS DIREITOS RESERVADOS